Santuário

Ermida da Padroeira de Minas - Basílica da Piedade

08h

15h
17h
15h
09h
15h
15h
09h
15h
15h
11h
15h

Basílica Estadual das Romarias

Domingo
09h30
11h
Você está em:

Menor basílica do mundo: consagração da Ermida da Padroeira e dedicação do altar – 15 de dezembro

A singela Igreja do século 18, Ermida da Padroeira de Minas Gerais, que integra o complexo arquitetônico do Santuário Nossa Senhora da Piedade, será consagrada basílica no próximo dia 15 de dezembro, sexta-feira durante Missa celebrada pelo arcebispo dom Walmor, às 15h. A celebração inclui o rito de dedicação do altar da Igreja, que passa a se chamar Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Basílica da Piedade.

As Igrejas do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade foram elevadas a basílicas após reconhecimento do Papa Francisco. O anúncio desse presente do Papa aos mineiros foi feito pelo arcebispo dom Walmor, no dia 19 de novembro, durante peregrinação de moradores de rua ao Santuário.

Basílicas são Igrejas diretamente ligadas à missão do Papa e reconhecidas pelo Vaticano por exercerem significativa influência no território em que estão inseridas. Normalmente, são grandes edificações, capazes de receber muitos fiéis. Assim, a Ermida da Padroeira tem uma singularidade que a torna ainda mais especial: é a menor basílica do mundo.
Também na próxima sexta-feira, começa o novenário em preparação para as celebrações do Dia da Padroeira de Minas Gerais – 15 de setembro. Nesta data, está marcada a consagração da Igreja que agora passa a se chamar Basílica Estadual das Romarias, edificada na década de 1970, para receber as grandes peregrinações.