Santuário Arquidiocesano

Ermida da Padroeira de Minas - Basílica da Piedade

08h

15h
17h
15h
09h
15h
15h
09h
15h
15h
11h
15h

Basílica Estadual das Romarias

Domingo
09h30
11h
Você está em:

Cinquentenário do Mês da Bíblia: “A Palavra de Deus, quando escutada, produz no coração uma resposta de amor”

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, celebrou a Eucaristia pela abertura do Mês da Bíblia, setembro, no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, nesta quarta-feira, dia 1º. A celebração de abertura do Mês da Bíblia foi transmitida pela TV Horizonte (canal 30 em sinal aberto), Rádio América (AM 750) e redes sociais, TV Evangelizar, TV Pai Eterno e TV Imaculada.

Dom Walmor, em sua homilia,  recordou sobre a instituição do Mês da Bíblia, em 1971, na Arquidiocese de Belo Horizonte. Ressaltou que a Palavra de Deus, quando escutada, produz no coração uma resposta de amor. “Colocar a Palavra de Deus em primeiro lugar é colocar Cristo no centro da nossa vida”, ensinou.

A seguir, a homilia completa

Mês da Bíblia

O Mês da Bíblia surgiu em 1971, na Arquidiocese de Belo Horizonte. Promovido com o auxílio do Serviço de Animação Bíblica – Paulinas (SAB), o Mês da Bíblia ganhou alcance nacional, sendo incorporado ao calendário da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB). Assim, a cada mês de setembro, a Igreja no Brasil busca intensificar ainda mais as ações que buscam aproximar os fiéis da Palavra de Deus, por meio de subsídios, formações e outras iniciativas que busquem aprofundar o dialogo criativo entre a Palavra, as comunidades e as pessoas.

O Mês da Bíblia é comemorado em setembro devido à festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30. Foi ele quem traduziu os textos bíblicos originais – do hebraico e do grego para o latim.

A cada ano, o Mês da Bíblia apresenta uma temática para inspirar as reflexões dos fiéis. Em 2021, o convite é para que todos se dediquem ao aprofundamento dos estudos sobre a Carta aos Gálatas, a partir do tema: “Pois todos vós sois UM só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d).

 

VEJA TAMBÉM