Santuário Arquidiocesano

Ermida da Padroeira de Minas - Basílica da Piedade

08h

15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h

Basílica Estadual das Romarias

Domingo
09h30
11h
16h30

Professor Paulo Gontijo indica romance que já encantou milhares de belo-horizontinos

Ouça o conteúdo

“Tuareg.” O romance  lançado no Brasil, em 1980, é a sugestão de leitura desta semana do professor Paulo Gontijo, diretor de finanças e controladoria na Sociedade Mineira de Cultura (SMC). O professor Paulo é um dos muitos e muitos leitores de Belo Horizonte que conheceram o romance pela indicação do livreiro Johan Van Damme. Dono da livraria que levava seu sobrenome e que funcionou por 45 anos, até 2016, no Centro de Belo Horizonte, a obra era o romance preferido de Van Damme, reconhecido pelos clientes por suas boas indicações literárias: “Umas 10 mil pessoas já compraram Tuareg das minhas mãos”, garantiu, certa vez, o livreiro, à Revista Piauí. Quando indicava o best-seller para um cliente, Van Damme costumava dizer: “Se não gostar, você pode devolver”.  “Nunca devolveram”, afirmou com convicção na mesma entrevista. E, de fato, foi exatamente o que aconteceu com o professor Paulo ao ter contato com a obra do espanhol Alberto Vázquez-Figueroa:  “Li o livro pela primeira vez há alguns anos e de vez em quando o releio, encontrando um novo livro dentro do livro. Já presenteei diversos amigos com o Tuareg.”

O livro em questão narra as aventuras de um guerreiro nômade no deserto do Saara. Paulo Gontijo recorda que a obra conta a história de um povo muito resiliente, único a sobreviver na natureza inóspita do Saara: “É um livro que fala sobre honra, sobre valores, sobre a persistência de um povo fiel a suas crenças.”

Professor Paulo, diariamente, reserva um tempo do seu dia para os livros e sempre costuma ler duas obras ao mesmo tempo: “Esse é um hábito antigo que tenho.” Apesar de ele visitar vários campos da literatura, Tuareg é um romance que, de fato, o tocou de forma peculiar e por isso indica e costuma partilhar a obra como presente para os seus amigos. “Van Damme tinha razão. Tuareg é um livro muito bom, vale a pena conhecê-lo.”

 



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram