Perguntas frequentes

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade está de portas abertas para você e sua família.

Veja abaixo as principais dúvidas dos peregrinos e agende a sua visita.

A Mãe da Piedade interceda sempre por sua vida!

É muito simples, sem fila ou espera. O agendamento é feito exclusivamente pelo site do Santuário, NESTE LINK.

Claro! O Restaurante Dom João Resende Costa serve uma saborosa comida.

Vivenciar momentos de oração, contemplando as belezas arquitetônicas, históricas e culturais das duas basílicas no alto da Serra: a Basílica da Padroeira, menor Basílica do mundo, e a Basílica das Romarias. Contemplar as belezas da natureza, com a bela vista para o horizonte de montanhas e cidades, singular experiência dos que estão no alto da Serra da Piedade. Conhecer o Jardim das Oliveiras, o Caminho das Dores de Maria, o Calvário e a Cripta São José, vivenciando uma experiência singular.

Será uma alegria poder servir o nosso almoço para você e a sua família. Depois de apreciar, com calma, a sua refeição, poderá regressar à Estação da Piedade a partir dos nossos sistemas de transporte.

Nossos sacerdotes atendem fiéis que buscam o sacramento da Confissão diariamente. Veja os horários neste LINK.

Infelizmente não é possível, pois os espaços abertos do Santuário são exclusivamente destinados à oração e à contemplação. Os piqueniques, quando realizados com frequência, acabam por gerar mais acúmulo de lixo em um lugar habitado por muitas espécies de animais, que podem sofrer ao eventualmente ingerir um alimento estranho ao seu habitat.

Os horários estão disponíveis neste LINK

Desde o século 18, quando foi construída a singela Igreja dedicada a Nossa Senhora da Piedade, exatamente no local onde teria ocorrido um milagre: uma jovem, surda e muda, passa a falar e a ouvir, após testemunhar uma aparição de Nossa Senhora no alto da Serra.

Claro. A cada visita, o Santuário oferece uma paisagem diferente. Nos dias de chuva e frio, as nuvens costumam abraçar as Basílicas. Já naqueles momentos em que o sol prevalece, as cores do céu e o verde das montanhas tornam-se ainda mais encantadores.

Você pode entrar em contato com o Santuário pelo WhatsApp ou telefone. Clique AQUI para saber mais.

Recebemos com alegria todos os ciclistas e motociclistas. Há um planejamento especial para acolhê-los no ponto mais alto da Serra. Conheça mais clicando AQUI .

A equipe de evangelizadores do Santuário muito se alegra quando noivos desejam celebrar o Matrimônio na presença de Nossa Senhora da Piedade. As orientações para a celebração de Casamentos no Santuário estão neste LINK

O serviço de transporte público que leva ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade parte de Belo Horizonte ou de Caeté. Clique AQUI e saiba mais.

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais também sofre os impactos das profundas transformações sociais desencadeadas pela pandemia da COVID-19. Para preservar vidas, respeitando o necessário distanciamento social, o Santuário acolhe os peregrinos a partir de prévio agendamento. Já não temos mais o fluxo contínuo de peregrinos e os milhares de fiéis que se reuniam em grandes romarias. A realidade atual exige do Santuário novas medidas para garantir a sua sustentabilidade, oferecendo serviços essenciais aos visitantes – limpeza, segurança, acessibilidade, iluminação, água e tantos outros. É necessário ainda destacar os muitos trabalhos dedicados à preservação ambiental, que demandam investimentos permanentes, e a manutenção da infraestrutura do Santuário, com regulares reparos nos templos e em outros espaços submetidos às condições climáticas próprias da Serra da Piedade – o vento constante, por exemplo.  Por tudo isso, a taxa de visitação é essencial, dentro do conjunto de iniciativas que buscam garantir a sustentabilidade dos trabalhos desenvolvidos no Santuário. É oportuno lembrar: essa modalidade de contribuição também é adotada por outros lugares especiais de peregrinação e visitação, no Brasil e no exterior. Trata-se, portanto, de uma necessidade partilhada por diferentes lugares, com propósitos e missão semelhantes.

O Santuário Basílica da Padroeira de Minas Gerais, por sua importância e singularidades, pede que a sua sustentabilidade inspire a corresponsabilidade de cada pessoa – evangelizadores, colaboradores e peregrinos. Todos unidos pela importante missão de proteger a Casa da Padroeira de Minas Gerais.

Sobre as mudanças no sistema de mobilidade do Santuário, esclarecemos que foram planejadas a partir de estudos técnicos relacionados à segurança de peregrinos e à preservação ambiental, desenvolvidos por engenheiros e arquitetos. A via que leva ao ponto mais alto da Serra é estreita e ladeada por muitas rochas. O fluxo constante de veículos causa micro trepidações que podem gerar deslocamento de pedras. Há monitoramento constante da estrada, mas, no passado recente, foi necessário interditá-la, justamente porque nossa equipe identificou uma instabilidade no solo. Após um período de muitas obras, a via foi liberada. Agora, foram adotadas novas medidas para evitar que o problema se repita. As vans e a Locomotiva da Piedade vão permitir considerável redução no fluxo de carros que sobem até o ponto mais alto do Santuário, contribuindo para proteger a Serra. Ao mesmo tempo, com o novo sistema de mobilidade, a estrada fica mais livre para o peregrino que quiser completar o seu percurso caminhando.

Sim! A Casa dos Peregrinos Dom Silvério fica no ponto mais alto do Santuário, perto da Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Basílica Nossa Senhora da Piedade.

Há também a possibilidade de se hospedar aos pés do Santuário, no Retiro da Piedade.

Os quartos são confortáveis e as hospedagens contemplam café da manhã, almoço e jantar.

Clique AQUI e saiba mais.