Santuário Arquidiocesano

Ermida da Padroeira de Minas - Basílica da Piedade

08h

15h
17h
15h
09h
15h
15h
09h
15h
15h
11h
15h

Basílica Estadual das Romarias

Domingo
09h30
11h
Você está em:

Atualização das diretrizes para ciclistas no Santuário Basílica da Padroeira de Minas

A reitoria do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, zelando e acolhendo os ciclistas, a partir de parecer técnico de peritos em mobilidade, atualiza as diretrizes para o trânsito de bicicletas na Serra da Piedade. Fica estabelecido que:

 

1)      Os ciclistas poderão subir a estrada que leva ao conjunto arquitetônico do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade até o ponto mais alto da Serra, encontrando estacionamento próprio para as bicicletas com segurança e vigilância.

Praça Dom Cabral

2) A partir da rampa de acesso à Praça Dom Cabral, o território do Santuário será exclusivamente para o percurso a pé de peregrinos e visitantes.

3)      Pensando na segurança e comodidade dos ciclistas, um bicicletário estará à disposição de todos, em local seguro e apropriado. Importante: cada ciclista deverá levar o seu cadeado e corrente. O bicicletário fica próximo ao restaurante e tem capacidade para receber até 50 bicicletas.

4)      Os ciclistas subirão e descerão a Serra da Piedade em duas etapas. Primeiro, percorrerão a estrada até a Estação da Piedade, onde vão se concentrar no espaço de convivência. Depois, orientados por um colaborador do Santuário, completarão o percurso. Assim, será possível garantir mais segurança para os próprios ciclistas e pedestres na via que leva ao Santuário.

5) O ciclista poderá levar a sua bicicleta até o ponto mais alto do Santuário, em frente à Ermida da Padroeira de Minas Gerais, caminhando. Não é permitido andar de bicicleta na Praça em frente à menor basílica do mundo, por causa da presença de crianças, idosos e dos carrinhos que auxiliam pessoas com mobilidade reduzida.

Estação Locomotiva da Piedade, infraestrutura com espaço de convivência

 

Ressaltamos: a comunidade de ciclistas é sempre bem-vinda ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais. A reitoria reconhece a especial dedicação de todos no cuidado com o Santuário e na sua preservação. Por isso mesmo, em diálogo fraterno com representantes dos ciclistas, ouvindo os seus anseios, atualizou as diretrizes para a mobilidade no Santuário. Sempre unidos na missão de cuidar do Santuário, promovendo, especialmente, e cada vez mais, a segurança de todos os seus visitantes e peregrinos, caminhemos juntos, em permanente avaliação dos nossos trabalhos, para o contínuo aperfeiçoamento, proporcionando a todos a oportunidade da experiência da beleza desta magnífica arquitetura divina que nos remete a Deus criador. Sejam todos bem-vindos e se enriqueçam na contemplação do belo e por uma singular experiência espiritual.

VEJA TAMBÉM