Santuário

Ermida da Padroeira de Minas - Basílica da Piedade

08h

15h
17h
15h
09h
15h
15h
09h
15h
15h
11h
15h

Basílica Estadual das Romarias

Domingo
09h30
11h
Você está em:

No Matrimônio, homem e mulher constituem uma comunhão íntima por toda a vida e celebram o amor esponsal de nosso Deus. Essa união foi elevada por Cristo Jesus à dignidade de sacramento, para o bem dos cônjuges e das famílias, pois é capaz de exprimir a entrega de Cristo na cruz pela humanidade (cf. Ef 5,32). A Sagrada Escritura, ao narrar a criação do homem e da mulher à imagem e semelhança de Deus, ao tomar como a união entre esposo e esposa como imagem da Aliança, e ao terminar com a visão das “núpcias do Cordeiro” (Ap 19, 9), revela a grandeza desse sacramento. Do princípio ao fim, a Escritura fala do matrimônio e do seu “mistério”, da sua instituição e do sentido que Deus lhe deu, da sua origem e da sua finalidade, das suas diversas realizações ao longo da história da salvação, das suas dificuldades nascidas do pecado e da sua renovação “no Senhor” (1 Cor 7, 39), na Nova Aliança de Cristo com a Igreja.

Preparação para o matrimônio: os noivos devem apresentar, na secretaria da Igreja, a identidade e comprovante de endereço para a marcação da data, ao menos três meses antes. Conforme a procura, esse agendamento deve ser feito com maior antecedência ainda. É importante fazer contato telefônico prévio com a paróquia para se informar sobre detalhes do processo matrimonial, que envolve: o agendamento e apresentação dos documentos, os proclamas e a entrevista. Além do processo, exige-se a participação no encontro catequético pré-matrimonial.


 

O Santuário Nossa Senhora da Piedade disponibiliza datas para realização do Matrimônio, com exceção de dois períodos: Quaresma e Jubileu de Nossa Sra. da Piedade (do último final de semana de julho a 12 de outubro).

Horários das celebrações: às 11h e às 17h, sextas e sábados.

Agendamento presencial – não é realizado agendamento por telefone ou e-mails.

A celebração poderá ocorrer na Ermida da Padroeira (capacidade de 100 convidados), na Cripta São José (capacidade de 60 convidados) ou na Igreja das Romarias.

O processo matrimonial necessariamente será tramitado em uma das paróquias onde os  noivos residem.

Todo o cerimonial, decoração e música fica a cargo dos noivos para contratação do serviço, respeitando as normas exigidas pela Arquidiocese de Belo Horizonte.

Para mais informações, entre em contato com a secretaria pastoral: 31 3651-6335/ 6325 | sensp.secretaria@arquidiocesebh.org.br