É preciso mais corresponsabilidade – nota da reitoria do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade

Este tempo pandêmico, que ameaça a vida, traz ainda graves impactos econômicos, que incidem no cotidiano de todos, inclusive na realidade de nosso Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais. Todos sabem, mas é oportuno reiterar, que o Santuário, em seu compromisso prioritário com a vida, suspendeu as visitações por meses e, depois, passou a receber grupos menores. As Missas na Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Basílica da Piedade, por exemplo, que antes da pandemia reuniam mais de 90 fiéis, agora congregam, no máximo, 15 pessoas. A Basílica das Romarias, atualmente, pode reunir, no máximo, 150 fiéis.  Já não há mais as grandes peregrinações que deixavam o topo da Serra da Piedade repleto de romeiros. Esta nova realidade trouxe impactos e exigiu a adoção de novas medidas para garantir a sustentabilidade do Santuário que, em nenhum momento, deixou de cumprir a sua missão evangelizadora, ou renunciou à sua tarefa de preservar a natureza da Serra da Piedade e os bens culturais ligados à espiritualidade. No irrestrito cumprimento de missão, o Santuário continua a gerar empregos para aproximadamente 200 famílias de Caeté, de forma direta ou indireta, e a projetar ainda mais a cidade no cenário nacional e internacional, conquistando a admiração de diferentes segmentos sociais.

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade promove o desenvolvimento econômico sustentável de Caeté e toda região. Não gera enriquecimento de poucos, em troca de exploração predatória que após esgotar todos os recursos de determinado território o abandona, deixando grande passivo. Ao contrário disso, o Santuário, há mais de 250 anos, caminha junto com Caeté e seu povo, que tão bem o acolhe e o ajuda. A corresponsabilidade tão forte do povo de Caeté deve inspirar mais aqueles que ocupam o poder público. Esses representantes que hoje criticam o Santuário, ignorando os seus desafios e dificuldades, deveriam ajudar mais a preservá-lo, a defender a Serra da Piedade, contribuindo assim para o presente e o futuro de Caeté. É preciso mais corresponsabilidade.

Reitoria do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais
17 de dezembro de 2020