O arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, agradece e reverencia cada professor e educador neste 15 de outubro, dia dedicado aos professores.
“Gratidão e reverência aos professores e educadores, artesãos de humanidade, construtores da paz e do encontro”.
Para aqueles que não conseguirem ouvir a mensagem em seus dispositivos digitais, compartilhamos a transcrição:
Saúde e paz, amados e amadas de Deus! O Papa Francisco bem sublinha: os professores e educadores são “artesãos da humanidade, construtores da paz e do encontro.” Neste tempo tão desafiador, quando a civilização contemporânea é convocada para um grande Pacto Educativo Global, reconhecer sempre mais a importância de professores e educadores é uma urgência. Uma sociedade que sonha ser mais justa, solidária e fraterna, capaz de alcançar o desenvolvimento integral, depende daqueles que se dedicam à arte de ensinar. Para que o mundo seja mais harmonioso, pacífico, com hábitos e estilos de vida alicerçados nos parâmetros da sustentabilidade, da convivialidade, é essencial que todos se reconheçam na condição de aprendizes. E esse reconhecimento vem acompanhado de uma profunda reverência a cada professor e educador.
Professores e educadores são vocacionados a uma arte nobre, bonita e essencial: servidores na tarefa de contribuir para que cada pessoa se qualifique sempre mais, tornando-se protagonista da própria vida. Protagonista também da missão de edificar uma sociedade ao sabor do Evangelho. Gratidão e reverência aos professores e educadores, artesãos de humanidade, construtores da paz e do encontro. Com a intercessão da amada Mãe Maria, Cristo Rei muito abençoe a vida de cada um e de cada uma.
Especial abraço, com apreço
Dom Walmor Oliveira de Azevedo Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Assista ao vídeo com a mensagem de dom Walmor: