Santuário Arquidiocesano

Ermida da Padroeira de Minas - Basílica da Piedade

08h

15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h

Basílica Estadual das Romarias

Domingo
09h30
11h
16h30

Assistente Episcopal Izabella Carvalho indica “Admirável mundo novo” na Dica Literária desta semana

Ouça o conteúdo

Admirável mundo novo, o romance publicado em 1932 pelo escritor inglês Aldous Huxley foi um sucesso editorial em seu tempo desenvolvendo, por meio da ficção científica, temas considerados futuristas, como a manipulação genética e o condicionamento de seres humanos. Izabella Carvalho, assistente episcopal para Edifícios e Condomínios no Vicariato Episcopal para Ação Missionária (Veam)  leu a obra ainda na adolescência e traz o livro como interessante indicação literária, observando que apesar de ter sido escrito há mais de 90 anos, o romance desperta reflexões sobre questões atuais, que vivemos no mundo contemporâneo.

A história tem lugar em uma fictícia Londres, de 2540, portanto, século 26. “No livro os seres humanos são criados em laboratórios, em uma espécie de linha de montagem, pertencem a castas e são condicionados a pensar, a agir e desenvolver preferências de acordo com a função que irão exercer”, recorda Izabella. Nesta sociedade imaginária não há famílias, a palavra pais deixa de existir. A educação dos seres humanos fica por conta dos centros de condicionamento do Estado. “Os personagens consumiam uma bebida que podemos fazer analogia a uma espécie de droga do bem-estar”, observa Izabella.  Nesta sociedade imaginária, o cristianismo foi banido, assim como a liberdade individual e a democracia. “Os livros foram desestimulados”, acrescenta Izabella lembrando que nesta sociedade, por outro lado, havia um estímulo precoce à sexualidade dos seres humanos. Apesar disto, os relacionamentos amorosos não existiam, casais eram malvistos: “Uma sociedade que baniu a família.”  Mas nesta narrativa, o leitor é surpreendido. Algo irá ocorrer e de forma interessante questionar os valores deste “Admirável mundo novo”.

Além de assistente episcopal do Veam, Izabella Carvalho é coordenadora do Centro de Geoprocessamento de Informações Pastorais e Religiosas (Cegipar).

 



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram