Santuário Arquidiocesano

Ermida da Padroeira de Minas - Basílica da Piedade

08h

15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h

Basílica Estadual das Romarias

Domingo
09h30
11h
16h30
Você está em:

[Artigo] Acreditar e crer em Jesus Cristo – Neuza Silveira

Na realidade atual é comum se deixar conduzir pelos outros, com segurança? Com confiança? Você se deixa levar pelos outros? Ao partilhar essa experiência com outras pessoas, pode-se perguntar: O que é ter fé? O que é dom?

Ter fé é acreditar em Jesus Cristo (Mt 16, 13-17)

A fé é dom de Deus. Se a fé é dom, é graça de Deus. Ela nos é dada para que possamos desenvolvê-la, cuidar, deixar que ela desabroche e manifeste em nós. A fé é uma virtude pela qual cremos em Deus e em tudo o que nos foi revelado. É compromisso. Ela nos leva ao comprometimento com Deus que nos ama, mas também com o outro, o meu próximo, ou àquele a quem eu preciso me aproximar. Assim a fé tem também suas exigências: convida-nos a darmos testemunho dos ensinamentos de Jesus.

Assim como toda semente jogada na terra precisa de cuidados para desenvolver e crescer, também a fé – semente colocada no coração do homem – necessita de cuidados para dar bons frutos. Não para a nossa própria satisfação, mas para o nosso crescimento humano junto com os demais irmãos e irmãs. Amar e se deixar amar nessa relação de gratuidade com o próximo, faz com que possamos perceber Deus. E o que nos leva a fazer essa experiência de Deus é acreditar no seu amor – é ter fé.

Deus nos dá a vida

E o que é a vida? Ela é amor, esperança, paz, perdão, liberdade, gratuidade, diálogo, justiça, pão partilhado, boa vivência na comunidade, na família, nos ambientes de festas, ou seja, é o amor pleno de Deus no coração de cada um. O meu sim a Jesus Cristo me leva a dizer sim à vida, à comunidade, à Igreja e a todos os meus irmãos na fé.

Então nos perguntamos: Porque tantos desamores e tanta violência no mundo?  Tantos males e sofrimentos não são frutos da vontade de Deus, mas muitos males são causados pelo ser humano que desrespeita o projeto de Deus, o qual Jesus veio nos revelar e nos convidar para juntos construí-lo. Para Jesus, a vivência do amor nos faz felizes e participantes do Reino de Deus (Mt, 5,7).

Quando, por livre escolha, abandonamos esse amor de Deus ou quando o sofrimento nos leva a pensar nesse abandono de Deus, mesmo assim, Ele se faz presente, com suas mãos estendidas para nos acalentar e nos dar a coragem de continuar. Perceber essa presença de Deus é possível se abrirmos o nosso coração para a acolhida desse mesmo amor que vem por meio da vivência fraterna, do perdão, da ajuda desinteressada, da escuta, da fé e da esperança.

Observemos o exemplo de Maria, a Mãe de Jesus, que escutou, acolheu e amou a Palavra de Deus, que carregou em seu seio a Palavra viva, que fez a grande experiência do amor e da fidelidade de Deus, por meio de Jesus Cristo. Ela meditava e guardava a Palavra de Deus no coração, colocando-a em prática (cf. Lc 11,27-28; Lc 8,19-21).

A vivência da fé e a religião

Quem tem fé pratica as verdades da religião. A religião é a sustentação da nossa fé. Com Jesus aprendemos a amar e a servir. Com ele podemos aprender muita coisa do seu jeito de viver. Se gostamos Dele, somos convidados a segui-Lo. E seguir Jesus é seguir seu estilo de vida. Ele constantemente chama: homens, mulheres, rapazes, moças, jovens e crianças.

A fé cristã é sempre um desafio que nos provoca a descobrirmos quem somos como pessoa e quais as nossas capacidades de vivenciar encontros verdadeiros que possibilitam a nossa transformação.

Agir

Como viver a fé e o amor ao próximo no mundo de hoje? Um caminho é sairmos de nós mesmo, do nosso comodismo e irmos ao encontro do outro. Vamos promover um encontro de partilha! (Em momento oportuno, leiam em casa, Jo 15,9.15).

Reflitam: Como estou vivendo a minha fé?  Em que estou acreditando? Nos ambientes em que frequento, estou vivendo o amor como: partilha, dom, ternura, uma virtude que me leva a amar a Deus e as pessoas ou um amor egoísta que mais aprisiona do que liberta?

Oração – Rezar a profissão de fé meditando bem estas frases: Eu creio em Deus Pai. Creio em Jesus Cristo, Creio no Espírito Santo que santifica a minha Igreja.

Neuza Silveira de Souza,

Coordenadora do Secretariado Arquidiocesano

Bíblico-Catequético de Belo Horizonte



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram