[Artigo] O coração do ser humano é o lugar do encontro com o Espírito Santo – Neuza Silva

A Igreja vive no Espírito se renovando nele, que a conserva na verdade e a guia pelo caminho da vida missionária. No seu silêncio, na escuta e na acolhida da Palavra de Deus, a Igreja é a discípula de Cristo.

A nossa vida cristã teve início com o batismo, quando nossos pais e padrinhos assumiram nossa fé. A partir daí, o Espírito é presença constante na nossa vida. Enquanto Igreja, constituímos o corpo eclesial, no qual o Cristo é a cabeça e nos dá a direção. Segundo João Paulo II, “o Espírito atualiza na Igreja de todos os tempos e de todos os lugares a revelação trazida por Cristo aos homens, fazendo a viva e eficaz no ânimo de cada um” (TMA 44).

Quem anuncia a Palavra o faz pela força do Espírito Santo, e quem a acolhe o faz movido pela graça do mesmo Espírito.

O Espírito abre em Cristo o acesso ao Pai. Ele enxerta em Cristo fazendo-nos participar de sua filiação divina, de modo que, em Cristo, o Pai nos ama como filhos. Isso é a vida da graça: ser filhos no Filho. E isso acontece por meio do sacramento da Igreja, porque a Igreja inteira é a efusão do Espírito. Ela é o sacramento visível e divino que é Cristo.

A Igreja, povo de Deus, novo Israel, sacramento de salvação, chamada a ser sinal de unidade, família de Deus, corpo de Cristo, edificou-se “sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, do qual é Cristo Jesus a Pedra Angular. Nele toda a construção se ergue, bem ajustada, para formar um templo santo no Senhor” (Ef 2,20-22).

A Igreja realiza sua capacidade sacramental mediante celebrações de santificação que se chamam sacramentos. Tudo começa no Batismo: por Ele o batizado se converte em pessoa do Espírito (cf. Rm 8,9-11). No princípio “o Espírito de Deus pairava sobre as águas” (Gn 1,2); porque é ele que de tudo cuida e conserva.

O Espírito Santo na vida cristã

A ação do Espírito Santo cumpre-se para além dos confins da Igreja. A comunidade cristã e cada cristão são chamados a buscar com amor e reconhecer a obra do Espírito Santo em qualquer parte que se manifeste.

Nos sacramentos da iniciação cristã que se configura a identidade Cristã. Pela pregação e pelo batismo, a Igreja gera vida nova e imortal nos Filhos nascidos de Deus. No percurso dos filhos de Deus, o Espírito, como mestre interior que configura nossa existência, está sempre presente. Podemos dizer que toda iniciativa em nossa vida é obra sua, embora sempre respeitando a liberdade humana. Ele é o mestre interior que recorda e atualiza o que Jesus nos ensinou. Pode-se dizer que o essencial na vida do cristão é deixar-se conduzir pelo Espírito.

As virtudes teologais da fé, esperança e caridade permite-nos ver, pedir e amar do mesmo modo de Jesus. Ele age na intimidade de cada pessoa e nos leva a descobrir e a reconhecer a dignidade da natureza humana, o valor da consciência, a excelência da liberdade. O coração do ser humano é “o lugar do encontro salvífico com o Espírito Santo”. O espírito, dom e amor de Deus em pessoa, revela nos a verdadeira realidade da criação.

O Espírito é fonte de missão e apostolado na Igreja

No dia de Pentecostes cumpre-se a promessa de Jesus feita aos Apóstolos de lhes enviar o Espírito quando Ele voltar ao Pai (Jo 5,17). E desde esse momento, a Igreja permanece em missão. Uma Igreja ministerial a serviço do Reino de Deus, unida pelo Espírito Santo em vista do bem comum.

Todos participamos da missão profética da Igreja e somos chamados para participar da ação evangelizadora. Todos somos chamados a viver a nossa vocação, dom dado por Deus. No mundo concreto em que acontece nossa vida, aperfeiçoando e utilizando nossos dons, como testemunho de vida, tentaremos sempre ser representantes da presença do Senhor e de sua Palavra, anunciando o Reino em nosso ambiente familiar e eclesial. Que a Palavra de Cristo permaneça entre todos.

Neuza Silveira de Souza. Coordenadora do Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belho Horizonte.