Santuário Arquidiocesano

Ermida da Padroeira de Minas - Basílica da Piedade

08h

15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h

Basílica Estadual das Romarias

Domingo
09h30
11h
16h30

Audiência pública debate riscos de danos da mineração no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade

Ouça o conteúdo

Centenas de pessoas se reuniram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para a audiência pública que debateu os riscos de dano ao conjunto arquitetônico, histórico, cultural e artístico do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, com a retomada da mineração na Serra da Piedade.

Dom Geovane Luís e dom Otacilio Lacerda, bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte e padre Fernando César, reitor do Santuário participaram da reunião com representantes do poder público.

Dom Otacilio, durante a audiência, recordou o ensinamento do Papa Francisco, onde Francisco afirma que é necessário “repensar uma ecologia integral, que leve em conta o espaço que habitamos, sem objetivar interesses de terceiros”. Para dom Geovane é importante lembrar que “além da beleza natural do Santuário, a mineração ameaça também um rico patrimônio histórico e cultural”.

Padre Fernando ressaltou que o Santuário é um patrimônio nacional, como Casa da Padroeira de Minas e internacional, por ter sido nomeada pelo Papa Francisco como Basílica, o que a torna patrimônio do Vaticano.

Professor Miguel Andrade, do departamento de Ciências Biológicas da PUC Minas ressaltou que “a Serra da Piedade tem mais de doze tombos por órgãos nacionais”.

A reunião foi convocada por parlamentares que estão atentos aos riscos que a mineração apresenta ao Santuário da Padroeira de Minas, patrimônio histórico, cultural e sagrado, tombado pelo IPHAN e pelo IEPHA.

 



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram