Santuário Arquidiocesano

Ermida da Padroeira de Minas - Basílica da Piedade

08h

15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h

Basílica Estadual das Romarias

Domingo
09h30
11h
16h30

Avançam os trabalhos de instalação dos sinos da Ermida e da estação de energia do Santuário da Padroeira de Minas

Ouça o conteúdo

Os sinos, que anunciam os momentos de oração e avisam os fiéis sobre os acontecimentos mais importantes, ganharão o campanário da Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Basílica Nossa Senhora da Piedade, no conjunto arquitetônico do Santuário da Padroeira de Minas Gerais, alto da Serra da Piedade. O sineiro Manoel Cosme dos Santos, mais conhecido como Manoel dos Sinos, vem do Rio de Janeiro para iniciar a instalação dos oito sinos que vão repicar na singela Igreja do século 18 – menor basílica do mundo. A instalação começa na segunda-feira, dia 17, e deve durar duas semanas. Um trabalho minucioso, que contempla a automação e a afinação dos sinos, para que repiquem harmonicamente.

 

Manoel dos Sinos é reconhecido em todo o país. Há mais de 40 anos dedica-se ao ofício de cuidar do som que repica do alto de igrejas históricas – herança do pai, um português que dedicou a sua vida à paixão pelos sinos. Conforme explica o sineiro, a melodia que ecoa a partir das igrejas é uma arte. Dependendo do tom, anuncia a alegria ou o luto. Com o seu trabalho na Ermida da Padroeira de Minas Gerais, os oito sinos, que poderão ser acionados de modo automatizado, vão repicar respeitando essa arte, que poderá ser apreciada pelos peregrinos.

 

A restauração e instalação dos oito sinos da Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Basílica Nossa Senhora da Piedade é trabalho possível graças à Família dos Devotos de Nossa Senhora da Piedade, que reúne fiéis amigos do Santuário, cuidando das ações de evangelização, de preservação e de proteção de todo o conjunto arquitetônico e paisagístico dedicado à Padroeira de Minas Gerais. Aqueles que integram a Família dos Devotos de Nossa Senhora da Piedade contribuem com doações. As informações para ajudar estão no site www.santuarionsdapiedade.org.br e disponibilizadas também por telefone: 31 3319-6111.

 

Subestação da Piedade

 

Com previsão para ser concluída no primeiro semestre deste ano, a subestação da Piedade é obra essencial para garantir o abastecimento energético do Santuário. A antiga subestação precisará ser desativada, em razão das características geológicas da Serra da Piedade.  Assim, a construção da nova infraestrutura que abrigará os equipamentos de fornecimento de energia para o Santuário é essencial. Um trabalho possível graças também à Família dos Devotos de Nossa Senhora da Piedade.



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram