Como cristãos podemos ter algumas dúvidas sobre como vivenciar a tradicional festa brasileira do carnaval. Assim, o padre Dhiego Lacerda, pró-reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, esclarece dúvidas sobre este período do ano, nos lembrando a melhor forma de vivenciá-lo enquanto cristãos. Padre Dhiego também convida para o Retiro do Carnaval, na Casa da Mãe Piedade, onde é possível vivenciar estes dias de festa ainda mais perto de Deus, de 10 a 14 de fevereiro.
Acompanhe a entrevista:
Padre Dhiego, sou cristão, posso participar da festa do carnaval?
Sim. Aqui não se trata de poder ou não, a questão é: na festa do carnaval você se comporta como um cristão? Ou se comporta como um pagão?
O que devo observar durante os dias de festa?
Qual a finalidade de ir a uma festa? Aproveitar, descontrair, conversar, colocar o papo em dia… Por que não, fazer novas amizades? Por que não se permitir apaixonar-se por uma pessoa? Diversas vezes as pessoas se encontram em uma festa, apaixonam-se e estão juntas até hoje. Devemos então refletir: Qual é a minha intenção? Você, como cristão, vai escolher o caminho que deve trilhar… Se você vai para a festa com o simples intuito de se divertir com os seus amigos, com moderação, tudo bem. A Igreja chama a atenção para o excesso. Tudo em excesso não se torna virtude, se torna erro, vício.
Então se pergunte: Vou para a festa para fazer amizades, até para conhecer uma nova pessoa, ou estou indo para pecar? Se for para pecar, o melhor é não ir. O cristão deve ter coerência. Durante o carnaval, você também pode escolher participar de um retiro para alimentar o seu espírito, como o retiro do Santuário da Mãe Piedade. Vamos nos lembrar sempre que somos cristãos, não somos pagãos.
O que a Igreja nos pede neste tempo?
Neste tempo a Igreja nos pede a abstinência da carne na quarta-feira de cinzas. Façamos este caminho, de buscar todos os dias nos converter, para buscarmos a santidade. É importante controlar os nossos impulsos, cuidar da nossa alma, porque ela é eterna.