Santuário Arquidiocesano

Ermida da Padroeira de Minas - Basílica da Piedade

08h

15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h

Basílica Estadual das Romarias

Domingo
09h30
11h
16h30
Você está em:

Fiéis de Vazante (MG) peregrinam ao Santuário da Mãe Piedade

Ouça o conteúdo

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais acolheu peregrinos da cidade de Vazante, no Noroeste de Minas, no último final de semana. Cerca de 20 pessoas, representantes da rota peregrina Caminho de Nossa Senhora da Lapa, vivenciaram momentos de espiritualidade, fortalecendo conexões culturais, turísticas e religiosas.

O intercâmbio religioso e cultural teve o objetivo de estimular o turismo religioso ao Santuário da Mãe Piedade, que se apresenta como um destino singular e tradicional da devoção mariana.

O padre Wagner Calegário de Souza, reitor do Santuário, acompanhou com muito entusiasmo os peregrinos. O reitor considera muito importante esse intercâmbio, pois reforça a espiritualidade, mas também mostra a força do turismo religioso para desenvolvimento:“A expressão religiosa que existe em Vazante é uma novidade para mim. Isso demonstra a riqueza que existe em Minas Gerais e desperta a curiosidade das pessoas em conhecer a cidade, possibilitando a transformação de sua economia.

Cidade nascida da fé

Com cerca de 20 mil habitantes, Vazante é conhecida pela riqueza de suas tradições manifestadas na fé e na cultura. Todos os anos, milhares de romeiros e fiéis visitam a cidade em devoção à Nossa Senhora da Lapa, que teria aparecido por volta de 1865, na Gruta Lapa Velha. Hoje, o local é um complexo religioso que inclui a réplica da antiga igreja, a grande imagem de Nossa Senhora, a Sala de Milagres e o Santuário de Nossa Senhora da Lapa.

Desde 2024, a cidade conta com a Rota Peregrina: o Caminho de Nossa Senhora da Lapa, com 23km de extensão. O percurso leva peregrinos da Comunidade Claro de Minas, partindo da Igreja de São Sebastião e Santa Terezinha, até o Santuário de Nossa Senhora da Lapa, junto ao complexo homônimo. O Caminho foi estruturado com apoio do Sebrae Minas, Nexa Recursos Minerais, Agência para o Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Vazante e Região (ADVAZ) e Prefeitura.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Edyvan Fernando, a missão ofereceu uma visão mais ampla do que pode ser feito em Vazante enquanto destino turístico. Segundo ele, a cidade tem porte para aumentar o fluxo turístico ao logo de todo o ano, e não apenas durante a festa realizada em 3 de maio. “Estamos levando uma bagagem muito grande de conhecimento, admiração e respeito. Acredito que Nossa Senhora da Lapa tem muita similaridade com a Nossa Senhora da Piedade e essa experiência pode gerar bons frutos para o nosso município”, destaca.

 



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram