A Missa Concerto do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais foi presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, com a regência talentosa do maestro Márcio Pontes, da renomada Orquestra Sinfônica de Betim. A celebração, que uniu música erudita e espiritualidade, em um cenário de singulares belezas naturais, foi realizada na Basílica Estadual das Romarias, no conjunto arquitetônico do Santuário da Piedade, nesse sábado, 16 de dezembro.
Em sua homilia, dom Walmor sublinhou que a “Celebração da Eucaristia é o centro de nossa vida cristã, pois somos a Igreja que nasce e vive da eucaristia”. O arcebispo também ressaltou a oportunidade vivenciada por todos nesta celebração de encontro entre a música erudita e a fé: “Gostaria de saudar aos coristas e aos musicistas pela oportunidade bonita de contemplar mais o mistério do amor de Deus e alargar a tenda do nosso coração pela força bonita da arte que é um grande patrimônio e que nossa Igreja , ao longo de sua história, tem como tesouro e herança. Por isso, ao estarmos nesse lugar sagrado, temos a oportunidade de contemplarmos o mistério do amor de Deus, ajudados pela presença dos nossos irmãos e irmãs, ajudados pela beleza da música e das composições”.
Acompanhe, a seguir, a homilia completa de dom Walmor:
A Missa Concerto foi uma parceria da TV Horizonte com o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade.
Música e devoção
Durante a Missa, foram apresentadas canções do século 18, com destaque para o compositor mineiro Lobo de Mesquita, além de composições atemporais de Handel, Verdi e Mozart. Após a celebração, visitantes participaram do “Café com Prosa”, servido no Espaço Dom João Resende Costa, no conjunto arquitetônico do Santuário.