Em setembro, quando vivenciamos o Mês da Bíblia, a Irmã paulina Zuleica Silvano, doutora em teologia bíblica, nos traz a indicação de leitura do livro “Carta aos Efésios.” Nesse momento oportuno, quando as paróquias se dedicam a essa especial leitura, o livro tem como finalidade aprofundar o conhecimento do tema do Mês da Bíblia e também do seu lema – “Vestir-se da nova humanidade.” Ef 4,24
A obra é resultado da reflexão de três autores: Irmã Zuleica Silvano e dos padres Antônio César Seganfredo e Vinícius Pimentel Baquer. A Carta aos Efésios é um dos livros do Novo Testamento, pertencente à tradição paulina. Essa carta foi bastante influenciada pela Carta aos Colossenses e traz algumas temáticas próprias das cartas consideradas autênticas de Paulo, denominadas protopaulinas.
Sobre a Carta aos Efésios, Irmã Zuleica faz uma interessante reflexão. A leitura nos faz recordar que nós somos cristãos em uma sociedade que não é mais cristã, os valores não são cristãos: “Temos violências, exploração, abuso de poder, temos corrupção, realidades muito difíceis, pobreza ao nosso redor. E isso tem que nos incomodar e não levar a um conformismo.” O Mês da Bíblia é uma oportunidade para refletirmos sobre o que nós cristãos podemos fazer: “como ser uma voz profética diante de uma realidade que não valoriza os profetas”, sublinha Irmã Zuleica, lembrando que o encontro com a Palavra nos dá lucidez para entender que precisamos estar atentos diante de uma realidade onde não é fácil discernir. “A leitura traz conflitos que serão eternos da humanidade. Ao ler a Bíblia nos confrontamos com questões como a necessidade de perdoar, o equívoco de transformar coisas e pessoas em ídolos, em centralizar a vida na riqueza ou no poder. Todos esses elementos estão lá.” O livro Carta aos Efésios é um convite para o mês de setembro.