“A volta do filho pródigo” é inspiradora passagem bíblica e também título da nossa Dica Literária da semana, sugerida pelo padre Jean Richard Lopes, auxiliar pastoral na Paróquia de São Bento e professor de teologia na PUC Minas. A obra escrita pelo padre holandês Henri Nouwen, investiga vários movimentos da parábola trazendo profunda meditação. O autor foi teólogo, com trabalhos nas universidades de Harvard e de Yale, nos Estados Unidos, e no Seminário Teológico de Ontário, no Canadá, tendo publicado ainda várias obras sobre a vida espiritual. “Esse é um livro que nos ajuda a crescer na experiência da fé”, observa o padre Jean, sublinhando que o conteúdo da obra trata principalmente sobre a misericórdia: “Essa graça, essa presença de Deus que todos nós desejamos e invocamos.”
A misericórdia é uma graça que também nos compromete e nos envolve. Assim, padre Jean acredita que ao conhecer o livro de Henri Nouwen os leitores são convidados a rever passagens da sua própria vida, não apenas no sentido de buscar identificar o pecado, mas, sobretudo, identificando os sinais presentes da misericórdia de Deus nesses momentos: “Misericórdia esta que depois somos levados a compartilhar com as outras pessoas”.
A obra traz a proposta de ajudar os seus leitores na caminhada cristã: “A fortalecer o seu testemunho nesse mundo tão necessitado de um gesto de amor, de misericórdia, tão necessitado de uma abraço envolvente e caloroso e amoroso. Como o abraço do pai que acolhe o filho pródigo e, com o mesmo amor, olha para o filho mais velho.”