Educar os filhos é um grande desafio para as famílias, principalmente, em uma sociedade cada vez mais conectada e dependente da tecnologia. A geração hiperconectada composta por crianças, adolescentes e jovens já nasceu com telas à disposição e nas mãos. Hoje, é quase impossível não ver alguém com os olhos em uma ou mais telas e cada vez mais distante do mundo real. A live “Como fortalecer vínculos familiares no mundo digital”?, do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, deste mês de abril, convida você a refletir sobre esse importante tema presente no dia a dia de milhares famílias e como a fé pode nos orientar a vivenciar essa realidade com paciência e resiliência.
Provavelmente, em algum momento do dia, seu filho não quis ver televisão, porque os vídeos online são mais interessantes; não quis sair de casa e fazer novos amigos, porque sente que já possui vários nas redes sociais ou se comunica mais com você pelo aplicativo de mensagens do que pessoalmente. Ao mesmo tempo, os pais também vivem conectados, trabalhando em tempo integral, o que pode dificultar a construção dos laços familiares com seus filhos desde a infância. O uso ou a permanência excessiva nesse ambiente digital, que é a internet, pode trazer conflitos familiares, isolamento e problemas de saúde, mas, pode também proporcionar benefícios se adequadamente utilizada.
Fraternidade e amizade social
Quantas vezes já interrompemos alguém no meio de um diálogo para dar uma resposta ou enviar uma mensagem? A Encíclica Fratelli Tutti publicada pelo Papa Francisco, em 2020, em um dos seus capítulos nos convida a meditar sobre a comunicação e o relacionamento das pessoas com o mundo digital: “Às vezes a velocidade do mundo moderno, o frenesi impede-nos de escutar bem o que outro diz. Ao desaparecer o silêncio e a escuta, transformando tudo em cliques e mensagens rápidas e ansiosas, coloca-se em perigo esta estrutura básica duma comunicação humana sábia”, escreveu o Santo Padre.
Participe conosco desse bate-papo especial, no dia 24 abril, quarta-feira, às 20h, pelo canal Mãe Piedade no YouTube e Facebook. A live vai contar com as ricas reflexões do padre Dhiego Lacerda , pró-reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade e da Ana Rita Siqueira psicóloga, mestra em educação e coordenadora da Comissão Socioemocional do Colégio Santa Maria Minas.
Clique aqui para acompanhar e participar conosco: