Artigo publicado pelo jornal norte-americano The New York Times, recordando estudo liderado pelo psicólogo Robert A. Emmons, ressalta como a gratidão pode influenciar positivamente o nosso cotidiano e as relações entre as pessoas. Algumas décadas atrás, o psicólogo buscou entender como nos beneficiamos da gratidão, uma questão que cientistas raramente haviam explorado até então.
As descobertas de Emmons sugeriram que a gratidão melhora o bem-estar psicológico e inspiraram várias pesquisas posteriores. Diversos estudos até agora já constataram que ter uma mentalidade grata, “contar nossas bênçãos” e exprimir gratidão a outras pessoas podem ter efeitos positivos sobre nossa saúde emocional, além de nossos relacionamentos interpessoais ou românticos.
Além disso, algumas pesquisas já demonstraram que a gratidão também pode fazer bem à saúde física.
“A gratidão cura, energiza e transforma vidas”, afirma Emmons. “É o prisma através do qual enxergamos a vida em termos de dádivas, doadores, bondade e graça.”
O poder da gratidão
“O Poder da Gratidão” foi o tema de uma interessante live da Casa da Mãe Piedade. Um oportuno convite para os fiéis refletirem sobre a gratidão e como esse sentimento pode transformar vidas. Acompanhe aqui a live com o padre Wagner Calegário e aprenda como incluir, ainda mais, esse sentimento em seu cotidiano.