Santuário Arquidiocesano

Ermida da Padroeira de Minas - Basílica da Piedade

08h

15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h

Basílica Estadual das Romarias

Domingo
09h30
11h
16h30

Queijo Frei Rosário do Santuário Basílica N.S. da Piedade recebe título especial

Ouça o conteúdo

A Microrregião Entre Serras foi reconhecida pelo governo de Minas, em abril deste ano, como a 10ª Microrregião Produtora do Queijo Minas Artesanal. É neste território – da Piedade ao Caraça- que encontramos os famosos queijos artesanais dos Santuários Basílica Nossa Senhora da Piedade e do Caraça. A região, explica a pesquisadora Vani Maria Pedrosa, sempre teve uma grande história com o queijo, por ser centro de mineração aurífera, no entanto, a produção mais recente da iguaria começou a partir do Queijo Frei Rosário, que fez fama na Serra da Piedade entre os anos de 1950 e 2000.

Queijo Frei Rosário é maturado em caverna, a mais de 1.700 metros de altitude

O queijo desenvolvido por Frei Rosário, eremita e “guardião” da Serra da Piedade, é maturado em caverna, a 1746 metros de altitude. Trata-se de queijo fresco, vindo da Microrregião do Salitre e desenvolvido em condições ambientais naturais, com uso dos fungos e ácaros locais. O resultado é um produto diferenciado, de sabor sublime. Com o falecimento do saudoso Frei Rosário, em 2002, a produção foi interrompida e retomada em 2012 pela pesquisadora Vani Pedrosa e pelo funcionário do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, Lucas Desidério. O queijo Frei Rosário é reconhecido por seu sabor ímpar pelos peregrinos e por aqueles que visitam a casa da Mãe Piedade – Padroeira de Minas Gerais.
O Queijo do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade é destaque na Revista Profissão Queijeira, publicação dedicada aos queijos especiais em todo o mundo.

 

 



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram