A reitoria do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais – recebeu vereadores de Caeté (MG) para refletir caminhos de sustentabilidade, considerando demandas de caeteenses pela isenção do valor de preservação.
O presidente da Câmara Municipal de Caeté, Diemerson Porto, e outros oito vereadores da cidade mostraram-se abertos a contribuir para contemplar as necessidades de sustentabilidade do Santuário com as demandas dos caeteenses. Ouviram do padre Wagner Calegário, reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, que há um estudo para isentar todos os peregrinos, de Caeté e outras cidades, do valor de preservação, a cada segunda-feira.
O Reitor aproveitou o encontro para também partilhar com os vereadores uma demanda dos caeteenses mais pobres, sem veículos próprios: a criação de uma linha de ônibus que leve peregrinos até a Estação da Piedade. Assim, os fiéis mais pobres, além da isenção no valor da preservação, serão contemplados por transporte público que os leve até o Santuário.
Outra proposta apresentada é a possibilidade da subvenção da Câmara Municipal de Caeté, destinando parte de seu orçamento para garantir a isenção de caeteenses, sem prejuízos para a sustentabilidade do Santuário. Se a proposta for acolhida, o Legislativo Municipal terá pleno controle do cadastro dos peregrinos de Caeté e a respeito do número de visitas.
Ao final do encontro, outras sugestões foram apresentadas, a exemplo de isentar os caeteenses do valor de preservação em dias específicos, com o poder público disponibilizando transporte gratuito para os munícipes mais pobres nestes dias.
Todos vão refletir sobre as muitas sugestões apresentadas e com as assessorias técnicas definir o que é viável, considerando as demandas da população e a necessidade de preservação do Santuário. Um próximo encontro de trabalho será realizado para avançar nos encaminhamentos.