O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), celebrou Missa no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, com os sacerdortes e servidores do Santuário. Da Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Basílica de Nossa Senhora da Piedade, singela Igreja do século 18, a celebração foi transmitida para todo o Brasil, a partir da TV Horizonte, Rede Vida, aplicativos para smartphones e redes sociais.
Durante a homilia, dom Walmor lembrou que o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade está fechado, medida necessária para se evitar aglomerações, em razão da pandemia do coronavírus, mas que as Missas continuam sendo celebradas, fortalecendo a comunhão dos fiéis, que podem participar das celebrações pelos meios de comunicação. O Arcebispo disse que, neste tempo de pandemia, cada pessoa é convocada a fortalecer a Igreja doméstica – o lar. Isto significa, conforme ensina dom Walmor, compreender o lar de modo diferente, pois nos habituamos a tomá-lo apenas como lugar de descanso e de algumas refeições. Rezar junto com a família, promovendo círculos bíblicos, participando das Celebrações Eucarísticas transmitidas, cuidar uns dos outros, eis as indicações do Arcebispo.
Ao final da Missa, antes da bênção final, dom Walmor reforçou o convite feito pelo Papa Francisco, para que todos rezem o Pai-Nosso, na quarta-feira, dia 25, às 12h, no horário de Roma, o que corresponde às 8h, no Brasil. “Vamos ficar em casa, vamos cuidar uns dos outros”, concluiu o Arcebispo.