Na Basílica Ermida da Padroeira de Minas – Nossa Senhora da Piedade, há duas insígnias que remetem ao Vaticano: a Umbela e o Tintinábulo. Conheça o que cada uma representa:
O Tintinábulo é uma especial insígnia oficial do Vaticano presente nas Basílicas. É um campanário que abriga um pequeno sino. Nas basílicas, essa insígnia geralmente é composta pelo ícone da Padroeira, do brasão do Papa ou do Vaticano e é utilizada para indicar aos fiéis sobre a passagem dos cortejos. No Tintinábulo da Basílica da Piedade – Ermida do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade está grafado os seguintes dizeres: “Basílica B.M.V. Matris Pietatis in Caetea”
A Umbela é uma importante insígnia oficial do Vaticano. Trata-se de uma espécie de grande guarda-chuva com ornamentos litúrgicos para acolher e proteger o Santíssimo Sacramento durante as procissões. Na Basílica da Piedade – Ermida do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, a Umbela possui as cores vermelho e dourado.
Em 2017, quando celebramos os 250 anos de peregrinações ao Santuário da Padroeira de Minas Gerais, a Basílica Ermida da Padroeira de Minas – Nossa Senhora da Piedade recebeu o reconhecimento do Papa Francisco, como menor Basílica do mundo. O título, concedido pelo Vaticano, é uma distinção pela relevância do templo para a evangelização no Brasil e também por suas ricas características culturais, artísticas e históricas.