Santuário Arquidiocesano

Ermida da Padroeira de Minas - Basílica da Piedade

08h

15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h

Basílica Estadual das Romarias

Domingo
09h30
11h
16h30
Você está em:

Da Ermida ao Calvário

Conheça os principais espaços do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade e maravilhe-se com sua magnífica arquitetura divina.

O Santuário Basílica tem o acesso asfaltado e toda a sua estrutura revitalizada para acolher bem os visitantes: Cafeteria e Lanchonete (Espaço Padre Virgílio Resi), Praça de Alimentação, Restaurante (Espaço Dom João Resende Costa), estacionamento e a Casa dos Peregrinos Dom Silvério, ambiente especial para orações, meditações e seminários – destaque para seu audacioso projeto arquitetônico.


A Basílica da Piedade – Ermida da Padroeira de Minas

Em 30 de setembro de 1767, Antônio da Silva Bracarena e Manuel Coelho Santiago receberam licença para construir  uma capela com a invocação de Nossa Senhora da Piedade, no alto da então denominada Serra do Caeté. Em 1856, o capuchinho Frei Luiz de Ravena retomou as obras, ampliando a capela, julgada pequena para comportar o número de fiéis presentes nas celebrações religiosas.

Na Ermida encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, atribuída a Aleijadinho.

Ladeando a nave única encontram-se dois pequenos corredores, espaços antigamente destinados à pousada dos romeiros. Hoje, estes corredores laterais abrigam a Capela do Sagrado Coração de Jesus e a Capela do Santíssimo Sacramento ou de São José. Nelas, situam-se painéis azulejares com pinturas figurativas datados de 1996, concebidos pela artista plástica Maria Helena Andrés e executados em azulejos por Gianfranco Cavedone Cerri.

Em 2017, recebeu do papa Francisco o título de Basílica da Piedade, a menor basílica do mundo.


Basílica Estadual das Romarias

A Basílica Estadual das Romarias foi edificada a partir de 1974, com projeto do arquiteto carioca Alcides da Rocha Miranda. A concepção do edifício insere-se no domínio da arquitetura “moderna”, que se caracterizou pela utilização do concreto puro aparente moldado, articulado com outros materiais. A Basílica revela uma rica simbologia, traduzida não apenas no edifício, mas em sua ornamentação interna, com os murais de cerâmica fosca que revestem as paredes baseados em temas bíblicos, abordados no Evangelho de Lucas, e executados pelo artista plástico Cláudio Pastro, em 1989.

À esquerda do altar, encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Piedade, confeccionada em 1998, pelo artista plástico Léo Santana. A imagem, apesar de suas características particulares, faz referência a Pietá, do Mestre Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que está na Ermida do Santuário, Basílica da Piedade.

Espaço para Exposições

A Basílica Estadual das Romarias abriga, em seu saguão de entrada, espaço dedicado a exposição fotográfica com o histórico do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade. O espaço também pode ser utilizado para outras mostras ou exposições.


Caminho das Dores de Maria

O Caminho das Dores da Mãe da Piedade é um “jardim de espiritualidade” que contribui para os momentos de oração na Casa da Padroeira de Minas Gerais.

Trilhar o Caminho das Dores da Mãe da Piedade também é oportunidade para cultivar a força que permite superar as muitas adversidades da vida.

O Caminho reúne mosaicos que retratam sete momentos da vida de Maria, narrados na Bíblia. A via contribui para que todos reconheçam o sentido de peregrinar.


Casa dos Peregrinos Dom Silvério

Para os  visitantes que desejarem desfrutar por mais tempo de momentos de espiritualidade e fé, e aproveitar as belezas naturais da Serra da Piedade, a Casa dos Peregrinos Dom Silvério oferece serviço para grupos passarem o dia ou se hospedarem. Clique aqui para ter acesso às informações completas de estadia.

Reserve sua estadia com antecedência:

Telefone: (31) 3652-3645
E-mail:sensp.hospedagem@arquidiocesebh.org.br


Espaço Dom João Resende Costa – restaurante

Espaço Dom João Resende Costa – restaurante

As refeições no Santuário Basílica podem ser realizadas no Espaço Dom João Resende Costa, contemplando a maravilhosa vista da Serra da Piedade, que impressiona durante o dia, no pôr do sol e também à noite.

Horário de funcionamento:

Segunda-feira a Domingo: 11h às 15h

Almoço: self-service e à la carte

 

Reservas para eventos e grupos fechados (cardápios especiais):
(31) 3652 -3642 (WhatsApp)

 


Espaço Padre Virgílio Resi – cafeteria/lanchonete

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade possui um espaço de convivência acolhedor para receber os peregrinos. No Espaço Café, os romeiros saboreiam um delicioso café pela manhã e um especial lanche da tarde.


Biblioteca

A biblioteca do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade conta com um rico acervo de obras raras, entre elas a coleção Sources Chrétiennes, com páginas em grego e francês. Além de exemplares em outros idiomas como italiano, inglês, espanhol.

O acervo irá integrar o projeto do Centro Cultural João Paulo II, que será construído no Santuário Basílica . Já foram catalogados 12 mil exemplares do conjunto de obras que será disponibilizado para o público.


Via-Sacra

Via-Sacra

O Santuário Basílica oferece duas opções de Via-Sacra para os visitantes que quiserem vivenciar os Passos da Paixão de Cristo. Há um percurso mais longo, na estrada vicinal que dá acesso ao Santuário. E um mais curto próximo à Ermida e ao Calvário.

Percurso longo
Os Passos da Paixão de Cristo são representados em um conjunto de 15 painéis azulejares que revestem pilares de alvenaria de pedra. Os pedestais tiveram a disposição concebida pela arquiteta Ana Schimidt, que se serviu do modelo da Via-Sacra existente no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

Percurso curto
Início na Basílica Estadual das Romarias (na Praça Alcides da Rocha Miranda) até a Basílica da Piedade (na Praça Cardeal Mota).


Calvário

Diante da fachada frontal da Ermida, avista-se as esculturas do Calvário, moldadas em ferro nodular, executadas por Vlad Eugen Poenaru, pesando cerca de uma tonelada cada. A escultura é composta, ao centro, por uma grande cruz, à qual se prende a imagem de Cristo, tendo à sua direita a Virgem Maria e à sua esquerda, São João.


Cripta São José

Interligada à Casa dos Peregrinos, a Cripta atende aos grupos que se reúnem para fazer retiros e também possui um acesso externo.  Na Cripta, estão sepultados frei Rosário Jofylly e padre Virgílio Resi, grandes ícones na história do Santuário Nossa Senhora da Piedade.


Observatório Frei Rosário

O Observatório Astronômico Frei Rosário, mantido pela Universidade Federal de Minas Gerais, está aberto para os estudantes da UFMG (necessário apresentar a carteirinha estudantil).


Jardim das Oliveiras

Os fiéis que peregrinam à Casa da Padroeira de Minas Gerais, em Caeté, têm a oportunidade de recordar a marcante passagem bíblica em que Jesus se retira para orar ao Pai, momentos antes de ser entregue aos soldados romanos.

O Monte das Oliveiras foi recriado no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, a partir da imagem de Cristo, doada pela artista Vilma Noël. Parte do caminho até o local onde se encontra a imagem de Jesus está contornado por 75 mudas de oliveiras – planta que produz a azeitona. O projeto é da paisagista Maria José Drumond.

Todo ambiente traz ao presente, de modo singular, um momento de intimidade de Jesus Cristo com o Pai, e também de obediência, pois Cristo sabe de todo o sofrimento que passará.  A recriação da cena, nos dias atuais, é um convite à meditação, contemplação e profunda oração na Casa da Mãe Piedade.