Santuário Arquidiocesano

Ermida da Padroeira de Minas - Basílica da Piedade

08h

15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h
09h
15h

Basílica Estadual das Romarias

Domingo
09h30
11h
16h30

Dom Walmor preside Missa na Festa de Nossa Senhora da Piedade - Padroeira de Minas Gerais

Ouça o conteúdo

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), presidiu Missa solene no Dia de Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, celebrado nesta quarta-feira, 15 de setembro. A Missa, na menor basílica do mundo – a Ermida da Padroeira de Minas Gerais, Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, reuniu peregrinos e foi transmitida para todo Brasil, pelas TVs Horizonte, Canção Nova, Pai Eterno e Rádio América. Durante a celebração, foi apresentado o hino do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Em sua homilia, dom Walmor disse que muitos corações experimentam o peso do calvário. “Nós que cremos, guiados pelo testemunho maravilhoso de fé, da Nossa Mãe da Piedade, somos chamados a transformar o calvário em redenção”. Dom Walmor afirmou ainda que “o nosso caminho é contemplar na Cruz aquele que assume as nossas dores e transforma-as em redenção: Ele é Cristo”.

O Arcebispo explica que é possível fazer do sofrimento humano uma redenção, evitando sofrimentos que são provocados pela força do nosso pecado, pela indiferença e pela incapacidade de amar. “O segredo para fazermos do sofrimento força de redenção é compreendermos a nossa vida como oferta. E a oferta se faz com o cuidar”.

Dom Walmor destacou que a Festa de hoje nos chama a não ter medo do sofrimento e nem deixar de ouvir os clamores de quem sofre. “Se nós tivermos coragem de escutar o clamor dos pobres, dos sofridos, dos enfermos e daqueles que estão abatidos, em nós brotará uma sabedoria que nos dará condições de conduzir a nossa vida em outra direção”. E acrescenta: “A Festa de hoje nos remete às dores da humanidade, mas nos tráz também, pela amada Mãe Maria, a lição bonita de que se nós colocarmos Cristo no centro de nossas vidas, o novo vai brotar em nós”.

Ao final da celebração, muitas palmas: reação dos fiéis ao clipe com o hino do centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, apresentado durante a Missa e já publicado nos nossos sites e redes sociais. Clique aqui para ouvir ou salvar em seu computador, tablet ou smartphone.

 

 

 

 

 



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram